Editorial

Apesar de não premeditada, esta nossa fase inicial da N’Areia acontece exatamente num momento em que globalmente as comunicações passaram a ser quase que exclusivamente online, tornando assim este espaço um canal importante para o encontro de todos aqueles que buscam compreender e estudar o universo da Terapia do Sandplay.

E isso se aplica a também conhecer as figuras importantes dentro do desenvolvimento da teoria, do trabalho e das instituições. Abrindo este Volume 2 temos a entrevista de uma grande mestre do Sandplay : Harriet Friedman, de Los Angeles (EUA).

Pessoalmente falando, tenho uma historia muito cara com Harriet – era o ano de 1997 e eu, tendo lido o livro que ela e Rie R. Mitchell escreveram: “Sandplay: past, present and future”, resolvi lhe escrever uma carta falando sobre o interesse em me aprofundar no Sandplay  –  ela prontamente enviou sua resposta, respondendo minhas questões e me convidando a participar de um workshop que elas fariam em Los Angeles dali a alguns meses. Eu fiquei muito animada, me inscrevi e fui …

Aprendi muito com o workshop intenso e com a atenção que recebi tanto dela quanto de Rie na discussão de processos e projetos que poderiam me ajudar. E fiquei muito impressionada com sua energia, vivacidade, seus olhos brilhantes e perspicazes e mais que tudo, com sua delicadeza profunda. 

O fato importante pelo qual menciono esta sua primeira carta é que já nela Harriet demonstrava sua grande disposição para ajudar no desenvolvimento do Sandplay, pois termina a carta escrevendo: “Perhaps one day there might even be enough interest in Brazil for Dr. Mitchell and me to come to S.P. to do some teaching. I hope we are able to stay in touch and I might be some help in your Sandplay education.”

(quem sabe um dia haja interesse suficiente no Brasil para que a Dra. Mitchell e eu possamos ir a SP dar algumas aulas… espero poder ajudar no aprendizado do Sandplay)

Naquela época, nós aqui no Brasil estávamos iniciando um movimento tentando reunir as varias pessoas que individualmente ou em grupos vinham estudando e trabalhando com o Sandplay, este movimento foi se encorpando, resultando na formação da Cooperativa de Sandplay – uma estruturação que possibilitou trazer profissionais para dar cursos e palestras em São Paulo.

 E eis que em 2003, Harriet veio finalmente ao Brasil, juntamente com Rie Mitchell – sua parceira inseparável de trabalho. Chegaram a São Paulo em fins de Setembro e por quase uma semana trabalharam dando palestras, supervisões, aula na PUC; conheceram nosso trabalho, nossos consultórios e animaram nossos projetos. É importante contar que, sabedoras das limitações de nossa recém-formada Cooperativa, foram muito generosas e colaboradoras na viabilização das varias atividades. Tive o privilegio de poder participar e usufruir de todas estas situações e posso afirmar que foi um tempo muito rico e produtivo para todos nós.

Depois disso, elas continuaram em contato conosco, nos encontrando em ocasiões variadas pelo mundo, dando supervisões e lendo nossos casos de estudo; em 2010 na Conferencia do STA em Boulder-CO, Harriet se prontificou a ser a “sponsor” da apresentação do trabalho: “Faces of Eros & Power in Sandplay Therapy”, realizada por um de nossos grupos de estudos de São Paulo.

E em 2011, na Conferencia Internacional em Ittingen (Suiça), estavam as duas: ela e Rie (que nesta altura era a co-presidente da ISST), nos assistindo e aplaudindo quando conseguimos nosso reconhecimento como IBTSandplay. Neste nosso percurso no Sandplay  Harriet muito nos ajudou! E por isso vocês podem imaginar quão feliz é o fato de poder ter sua entrevista aqui N’Areia!

A entrevista contou com colaboração de nossa colega Dra. Marion Anderson – terapeuta e professora certificada de Sandplay, psicóloga clínica e analista junguiana com consultório em Santa Monica – na Califórnia – EUA.  Ela, enquanto viveu no Brasil, trabalhou ativamente para o desenvolvimento do Sandplay e faz parte do corpo de membros fundadores do nosso IBTSandplay;  atualmente trabalha como professora no C. G. Jung Institute  de Los Angeles e como Coordenadora regional do Sandplay Community . Marion, estudiosa e pesquisadora talentosa do Sandplay, vem publicando artigos, palestrando e dado aulas nacional e internacionalmente. E aqui, nesta entrevista, esta nossa amiga querida foi mais que entrevistadora, fez a transcrição e cuidou da edição junto com a própria Harriet. N’Areia agradece sua presteza e cuidado!

Nossa Revista on-line foi desenhada para rolar de forma continua a publicação de artigos e demais textos e desta forma, seus volumes serão computados e numerados por ano, a partir do inicio de sua primeira publicação em 2020; assim, com esta Entrevista estamos iniciando o volume 2 referente ao ano de 2021.

Este tempo pandêmico – peculiar e desafiador pelo qual passamos, traz ansiedade, dor e sofrimento, mas também traz consigo a possibilidade da germinação daquela semente há muito dormente …

N’Areia espera que você possa usufruir criativamente deste tempo e possa traduzir esta vivencia em palavras e/ou imagens; e te convida a colaborar com a Revista.

Estamos aguardando, abertos para receber a submissão dos trabalhos. Mais informações em: https://na-areia.ibtsandplay.org.br/diretrizes-editoriais/

Cuidemo-nos bem,

Jun/2021
Margareth Lury Yoshikawa
Editora cientifica

Minicurrículo:

N'Areia: