Diretrizes Editoriais

Apresentação

N’Areia – Revista do Instituto Brasileiro de Terapia de Sandplay é uma publicação oficial on-line do Instituto Brasileiro de Terapia de Sandplay (IBTSANDPLAY), criada para promover a Terapia de Sandplay e contribuir com o intercâmbio de ideias e a divulgação científica desse método terapêutico.

A publicação é voltada para pesquisadores, estudantes e profissionais que se dedicam ao estudo e aplicação da Terapia de Sandplay e a pessoas interessadas em conhecer esse método terapêutico. 

N’Areia – Revista do Instituto Brasileiro de Terapia de Sandplay publica trabalhos inéditos ou não de autores brasileiros e/ou de outras nacionalidades. N’Areia – Revista do Instituto Brasileiro de Terapia de Sandplay também reproduz textos considerados referências teórica e prática para a qualificação profissional, independentemente do ano ou veículo onde tenham sido divulgados e obedecendo aos direitos de autoria. Todos os trabalhos divulgados são avaliados pela Editoria Científica da publicação e são publicados de acordo com a demanda e dentro dos padrões editoriais da revista.

Todos os textos devem ter título e resumo também em inglês. Os textos em inglês, francês ou espanhol serão publicados nas línguas originais e poderão ser traduzidos para o português, por decisão da Editoria Científica.

Direitos Autorais

N’Areia – Revista do Instituto Brasileiro de Terapia de Sandplay adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0Ao enviar trabalhos para a revista, os autores aceitam os termos desta licença e concordam em ceder os direitos autorais do texto para a publicação.

Ética

A qualidade técnico-científica e o respeito aos preceitos éticos profissionais são indissociáveis para a publicação de textos N’Areia – Revista do Instituto Brasileiro de Terapia de Sandplay. Assim, todos os colaboradores assumem a responsabilidade de exercer suas atividades de acordo com os valores e procedimentos éticos fundamentais para a formação e o bom exercício profissional.   

A publicação repudia toda e qualquer má conduta científica, como falsificação e fabricação de dados, plágio, apropriação indevida de ideias e dados e manipulação de citações.   

As opiniões emitidas nos trabalhos publicados são de exclusiva responsabilidade de seus autores, não representando, portanto, a opinião da revista e/ou do IBTSANDPLAY.

Os autores devem informar a existência de potenciais conflitos de interesses de natureza acadêmica, profissional, política, pessoal ou financeira que porventura existirem no material. Casos em que existam dúvidas sobre a existência ou não de potenciais conflitos de interesses serão mediados pelo Conselho Editorial da publicação. 

N’Areia – Revista do Instituto Brasileiro de Terapia de Sandplay não divulga artigos que façam apologia a crimes, atos de violência ou alusão político-partidária. 

Recursos Financeiros 

N’Areia – Revista do Instituto Brasileiro de Terapia de Sandplay é mantida com recursos do IBTSANDPLAY. A publicação não cobra taxa alguma dos autores, em qualquer etapa do processo de submissão. 

Seções

Editorial – Opinião dos responsáveis pela publicação com tema a ser definido pelo Conselho Editorial ou pela Editoria Científica.

História – Origens e personagens responsáveis pelo surgimento e aperfeiçoamento da Terapia de Sandplay no Brasil e no mundo. 

Projetos Sociais – Atividades e/ou projetos executados pelo IBTSANDPLAY, em parceria ou não com universidades, entidades, associações e movimentos sociais. 

Artigos – Textos inéditos ou reprodução de trabalhos (artigos divulgados), distribuídos nas seguintes categorias: artigos de pesquisa original; artigos de revisão de literatura, artigos de reflexão (ensaio); estudos de caso; e artigos especiais.  

Entrevistas & Depoimentos – Entrevistas e depoimentos de profissionais brasileiros e estrangeiros sobre a Terapia de Sandplay, prática clínica, desafios e questões correlatas.

Olhares e Leituras – Indicações e resenhas de livros, pesquisas e vídeos.

Convite Sandplay – Divulgação de eventos nacionais e internacionaisOs eventos podem ser divulgados em vídeo gravado via celular pelo seu responsável ou participante, ou ainda, por integrantes da Editoria Científica, sempre dentro dos critérios definidos pela publicação.

Normas para publicação de textos originais

Para textos inéditos e exclusivos: uma vez aprovados, os textos são revisados em relação à gramática e à ortografia (revisão de idioma) e são padronizados segundo o estilo editorial da publicação.

Os trabalhos serão publicados de acordo com a demanda e dentro dos padrões estabelecidos pela Editoria Científica.

Apresentação:

  • títulos e subtítulos em negrito;
  • títulos de obras e de artigos devem estar entre aspas;
  • palavras estrangeiras, incluindo termos da psicologia analítica, em itálico.
    • observação: a palavra Self deve vir grafada com letra maiúscula e em itálico;
  • uso de minúsculas para os termos da psicologia (psicologia analítica, sombra, persona, arquétipo, complexo, ego, psique etc.);
  • gráficos, ilustrações, imagens devem ser enviadas em mídia eletrônica de alta resolução (300 dpi);
  • os textos devem ser enviados em formato Word ou compatível;
  • no caso dos artigos originais:
    • o texto pode ter até 3.000 palavras, incluindo título e resumo;
    • devem trazer um minicurrículo dos autores com até 70 palavras e os respectivos e-mails;
    • os autores devem enviar documento autorizando a publicação do trabalho, assinado e datado.
 

Normas para citações e referências

A revista N’Areia – Revista do Instituto Brasileiro de Terapia de Sandplay adota as normas da American Psychological Association (APA), que podem ser consultadas:

https://apastyle.apa.org/?_ga=2.35403682.263789551.1597692342-614117501.1597692342

https://owl.purdue.edu/owl/research_and_citation/apa_style/apa_style_introduction.html