Apresentação

Missão

N’Areia – Revista do Instituto Brasileiro de Terapia de Sandplay é uma publicação on-line de divulgação científica do Instituto Brasileiro de Terapia de Sandplay (IBTSANDPLAY), com a missão de promover a Terapia de Sandplay e contribuir para o intercâmbio de ideias e a divulgação científica desse método terapêutico no campo da psicologia.

A publicação é voltada para pesquisadores, estudantes e profissionais que se dedicam ao estudo e aplicação da Terapia de Sandplay e a pessoas interessadas em conhecer esse método terapêutico. 

Objetivos

  • Ser uma publicação de referência na divulgação de estudos, técnicas e debates sobre a Terapia de Sandplay, contribuindo para o aperfeiçoamento profissional daqueles que fazem uso desse método terapêutico ou que desejam utilizá-lo como instrumento no campo da psicologia.
  • Divulgar artigos, pesquisas, cursos, seminários, workshops, palestras e demais atividades relacionadas à Terapia de Sandplay para profissionais, pesquisadores, professores e estudantes. 
  • Valorizar os fundamentos éticos da divulgação científica por meio da aplicação e do estímulo às boas práticas editoriais entre editores, autores, corpo técnico e leitores. 

Seções 

Artigos – Textos inéditos ou reprodução de trabalhos (artigos divulgados), distribuídos nas seguintes categorias: artigos de pesquisa original; artigos de revisão de literatura, artigos de reflexão (ensaio); estudos de caso; e artigos especiais.  

Editorial – Opinião dos responsáveis pela publicação com tema a ser definido pelo Conselho Editorial ou pela Editoria Científica.

Entrevistas & Depoimentos – Entrevistas e depoimentos de profissionais brasileiros e estrangeiros sobre a Terapia de Sandplay, prática clínica, desafios e questões correlatas.

Olhares e Leituras – Indicações e resenhas de livros, pesquisas e vídeos.

Convite Sandplay – Divulgação de eventos nacionais e internacionais. Os eventos podem ser divulgados em vídeo gravado via celular pelo seu responsável ou participante, ou ainda, por integrantes da Editoria Científica, sempre dentro dos critérios definidos pela publicação.

História – Origens e personagens responsáveis pelo surgimento e aperfeiçoamento da Terapia de Sandplay no Brasil e no mundo. 

Projetos Sociais – Atividades e/ou projetos executados pelo Instituto Brasileiro de Terapia de Sandplay, em parceria ou não com universidades, instituições, associações e movimentos sociais.

Conteúdo

N’Areia – Revista do Instituto Brasileiro de Terapia de Sandplay publica trabalhos que tratam do universo teórico e prático da Terapia de Sandplay, servindo como instrumento de reflexão e de estudo desse método terapêutico.

A publicação divulga textos inéditos encaminhados e submetidos à avaliação da Editoria Científica e trabalhos de autores convidados.

A revista também divulga textos publicados em outros veículos, que são avaliados pela Editoria Científica em relação às contribuições teórica e prática para a qualificação profissional, independentemente do ano ou da publicação onde tenham sido divulgados, obedecendo aos direitos de autoria.

Os textos são publicados de acordo com a demanda e dentro dos padrões estabelecidos por esta política editorial e pelas normas editoriais da revista.

As opiniões emitidas nos trabalhos publicados são de exclusiva responsabilidade de seus autores, não representando, portanto, a opinião da revista e/ou do IBTSANDPLAY. 

N’Areia – Revista do Instituto Brasileiro de Terapia de Sandplay não divulga artigos que façam apologia a crimes, atos de violência ou alusão político-partidária. 

A definição da pauta e de todo material a ser publicado é de responsabilidade da Editoria Científica.

Periodicidade

N’Areia – Revista do Instituto Brasileiro de Terapia de Sandplay  adota o sistema de publicação contínua de trabalhos (rolling pass).

Acesso

Publicada exclusivamente em versão on-lineN’Areia – Revista do Instituto Brasileiro de Terapia de Sandplay disponibiliza todo seu conteúdo gratuitamente.

Direitos Autorais

N’Areia – Revista do Instituto Brasileiro de Terapia de Sandplay adota a licença Creative Commons CC BY – 4.0Ao enviar trabalhos para a publicação, os autores aceitam os termos dessa licença e concordam em ceder os direitos autorais do artigo para a revista.

Ética

A qualidade técnico-científica e o respeito aos preceitos éticos profissionais são indissociáveis para a publicação de textos na N’Areia – Revista do Instituto Brasileiro de Terapia de Sandplay. Assim, todos os colaboradoresassumem a responsabilidade de exercer suas atividades de acordo com os valores e procedimentos éticos fundamentais para a formação e o bom exercício profissional.   

N’Areia – Revista do Instituto Brasileiro de Terapia de Sandplay repudia toda e qualquer má conduta científica, como falsificação e fabricação de dados, plágio, apropriação indevida de ideias, dados e manipulação de citações.   

Denúncias de má conduta científica serão investigadas de maneira sigilosa e serão tomadas as devidas providências para a correção dos erros. 

Ao enviar seus trabalhos, os autores devem informar a existência de potenciais conflitos de interesses de natureza acadêmica, profissional, política, pessoal ou financeira que porventura existirem no material.  

Os integrantes do Conselho Editorial e da Editorial Científica também devem informar a ocorrência de eventuais conflitos de interesses.  

Os casos em que existam dúvidas sobre a existência ou não de potenciais conflitos de interesses serão mediados pelo Conselho Editorial da publicação. 

Recursos financeiros

N’Areia – Revista do Instituto Brasileiro de Terapia de Sandplay é mantida com recursos do IBTSANDPLAY.