Editorial 3

Olá a todos!

Entramos em 2022 com esperança de um tempo onde possamos respirar novos horizontes, saindo, aos poucos, de um longo e por vezes, dolorido processo de recolhimento que a pandemia nos impôs. Os ares ainda são delicados, por isso exercitar a gentileza é algo imperioso: iniciando esta atitude dentro de nós mesmos e deixando que os círculos gentis se expandam ao nosso redor, este tem sido um objetivo desta Revista.

Com o novo ano, temos novas publicações: o estudo simbólico de um tema original – a pipoca. Escrito pela Dra. Mariana Chalfon, estudiosa e pesquisadora do Sandplay na academia (PUCSP) e que teve, recentemente, sua tese de doutoramento – “A utilização da terapia de sandplay em crianças que apresentam sintomas de Transtorno de Oposição Desafiante (TOD) e Transtorno de Conduta (TC): um estudo quantitativo e compreensivo” – premiada pela Academia Paulista de Psicologia com a menção honrosa do triênio 2019 – 2021. Temos muito orgulho de tê-la em nosso Instituto, onde atualmente exerce o cargo de Diretora de Comunicações do IBTSandplay;

E fortalecendo nossa parceria com o Journal of Sandplay Therapy, recebemos mais dois interessantes artigos que podem ser acessados diretamente pelo Link em nossa seção OLHARES e LEITURAS. Vale a pena conferir o texto de Kate Adams sobre o poder do sandplay e o artigo de Karen Signell sobre o silêncio.

Importante contar também que nossa Revista ainda tão jovem já é conhecida internacionalmente; no final do ano passado recebemos um email do Russian Sandplay Journal (RSJ) sua editora-chefe Julia Novgorodova nos escreveu se apresentando e nos solicitando permissão para publicar o artigo do nosso primeiro volume (A Patria-terra & a psique-areia – reflexões sobre a TS e a expressão de figuras mitológicas afro-brasileiras nos cenários), obviamente devidamente traduzido para o russo.  Pensei que seria interessante entender um pouco da língua russa para ver como ficaria a tradução de determinadas expressões afro-brasileiras… O RSJ também nos convidou a refletirmos sobre parcerias colaborativas em prol do desenvolvimento da TS internacionalmente.

N’Areia espera que aqui entre nós também, possamos exercitar esta colaboração, com a publicação de artigos e textos para nossas variadas seções. Neste novo tempo, novos ares, novas idéias… aguardamos…

Mais informações em: https://na-areia.ibtsandplay.org.br/diretrizes-editoriais/

Cuidemo-nos bem

Minicurrículo:

N'Areia: