Apresentação
N’Areia – Revista do Instituto Brasileiro de Terapia de Sandplay é uma publicação oficial on-line do Instituto Brasileiro de Terapia de Sandplay (IBTSANDPLAY), criada para promover a Terapia de Sandplay e contribuir com o intercâmbio de ideias e a divulgação científica desse método terapêutico.
A publicação é voltada para pesquisadores, estudantes e profissionais que se dedicam ao estudo e aplicação da Terapia de Sandplay e a pessoas interessadas em conhecer esse método terapêutico.
N’Areia – Revista do Instituto Brasileiro de Terapia de Sandplay publica trabalhos inéditos ou não de autores brasileiros e/ou de outras nacionalidades. N’Areia – Revista do Instituto Brasileiro de Terapia de Sandplay também reproduz textos considerados referências teórica e prática para a qualificação profissional, independentemente do ano ou veículo onde tenham sido divulgados e obedecendo aos direitos de autoria. Todos os trabalhos divulgados são avaliados pela Editoria Científica da publicação e são publicados de acordo com a demanda e dentro dos padrões editoriais da revista.
Todos os textos devem ter título e resumo também em inglês. Os textos em inglês, francês ou espanhol serão publicados nas línguas originais e poderão ser traduzidos para o português, por decisão da Editoria Científica.
Periodicidade
N’Areia – Revista do Instituto Brasileiro de Terapia de Sandplay adota o sistema de publicação contínua de trabalhos (rolling pass).
Direitos Autorais
N’Areia – Revista do Instituto Brasileiro de Terapia de Sandplay adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0. Ao enviar trabalhos para a revista, os autores aceitam os termos desta licença e concordam em ceder os direitos autorais do texto para a publicação.
Ética
A qualidade técnico-científica e o respeito aos preceitos éticos profissionais são indissociáveis para a publicação de textos N’Areia – Revista do Instituto Brasileiro de Terapia de Sandplay. Assim, todos os colaboradores assumem a responsabilidade de exercer suas atividades de acordo com os valores e procedimentos éticos fundamentais para a formação e o bom exercício profissional.
A publicação repudia toda e qualquer má conduta científica, como falsificação e fabricação de dados, plágio, apropriação indevida de ideias e dados e manipulação de citações.
As opiniões emitidas nos trabalhos publicados são de exclusiva responsabilidade de seus autores, não representando, portanto, a opinião da revista e/ou do IBTSANDPLAY.
Os autores devem informar a existência de potenciais conflitos de interesses de natureza acadêmica, profissional, política, pessoal ou financeira que porventura existirem no material. Casos em que existam dúvidas sobre a existência ou não de potenciais conflitos de interesses serão mediados pelo Conselho Editorial da publicação.
A N’Areia – Revista do Instituto Brasileiro de Terapia de Sandplay não divulga artigos que façam apologia a crimes, atos de violência ou alusão político-partidária.
Recursos Financeiros
N’Areia – Revista do Instituto Brasileiro de Terapia de Sandplay é mantida com recursos do IBTSANDPLAY. A publicação não cobra taxa alguma dos autores, em qualquer etapa do processo de submissão.
Seções
Artigos – Textos inéditos ou reprodução de trabalhos (artigos divulgados), distribuídos nas seguintes categorias: artigos de pesquisa original; artigos de revisão de literatura, artigos de reflexão (ensaio); estudos de caso; e artigos especiais.
Editorial – Opinião dos responsáveis pela publicação com tema a ser definido pelo Conselho Editorial ou pela Editoria Científica.
Entrevistas & Depoimentos – Entrevistas e depoimentos de profissionais brasileiros e estrangeiros sobre a Terapia de Sandplay, prática clínica, desafios e questões correlatas.
Olhares e Leituras – Indicações e resenhas de livros, pesquisas e vídeos.
Convite Sandplay – Divulgação de eventos nacionais e internacionais. Os eventos podem ser divulgados em vídeo gravado via celular pelo seu responsável ou participante, ou ainda, por integrantes da Editoria Científica, sempre dentro dos critérios definidos pela publicação.
História – Origens e personagens responsáveis pelo surgimento e aperfeiçoamento da Terapia de Sandplay no Brasil e no mundo.
Projetos Sociais – Atividades e/ou projetos executados pelo IBTSANDPLAY, em parceria ou não com universidades, entidades, associações e movimentos sociais.
Normas para publicação de textos originais
Para textos inéditos e exclusivos: uma vez aprovados, os textos são revisados em relação à gramática e à ortografia (revisão de idioma) e são padronizados segundo o estilo editorial da publicação.
Os trabalhos serão publicados de acordo com a demanda e dentro dos padrões estabelecidos pela Editoria Científica.
Apresentação:
- títulos e subtítulos em negrito;
- títulos de obras e de artigos devem estar entre aspas;
- palavras estrangeiras, incluindo termos da psicologia analítica, em itálico.
- observação: a palavra Self deve vir grafada com letra maiúscula e em itálico;
- uso de minúsculas para os termos da psicologia (psicologia analítica, sombra, persona, arquétipo, complexo, ego, psique etc.);
- gráficos, ilustrações, imagens devem ser enviadas em mídia eletrônica de alta resolução (300 dpi);
- os textos devem ser enviados em formato Word ou compatível;
- no caso dos artigos originais:
- o texto pode ter até 3.000 palavras, incluindo título e resumo;
- devem trazer um minicurrículo dos autores com até 70 palavras e os respectivos e-mails;
- os autores devem enviar documento autorizando a publicação do trabalho, assinado e datado.
Normas para citações e referências
A revista N’Areia – Revista do Instituto Brasileiro de Terapia de Sandplay adota as normas da American Psychological Association (APA), que podem ser consultadas:
https://apastyle.apa.org/?_ga=2.35403682.263789551.1597692342-614117501.1597692342
https://owl.purdue.edu/owl/research_and_citation/apa_style/apa_style_introduction.html