O artigo busca ampliar a compreensão simbólica da pipoca, tendo em vista a concepção da psicologia analítica do conceito de símbolo. O método utilizado para esse estudo foi a circumambulação, proposto por C. G.Jung. Motivada por um caso clínico no qual uma criança utilizou pipocas para construir uma cena em terapia de sandplay. A autora compilou diversas informações a respeito da pipoca, com a finalidade de ampliar a compreensão de possíveis aspectos psicológicos que são expressos pelo paciente quando a pipoca figura nos processos de clínicos, seja na imagem de sandplay ou nos sonhos.

The article seeks to expand the symbolic understanding of popcorn, keeping in view the analytical psychology symbol concept. The method used for this study was circumambulation, proposed by C. G. Jung. Motivated by a clinical case in which the child used popcorn to build a scene in sandplay therapy, the author compiled several information about popcorn, in order to enlarge the understanding of possible psychological aspects that are expressed by the patient when the popcorn appearsin clinical processes, whether in a sandplay image or in dreams.

El artículo busca ampliar la comprensión simbólica de las palomitas de maíz, en vista del concepto de símbolo de la psicología analítica.. El método utilizado para este estudio fue la circunvalación, propuesta por C. G. Jung. Motivado por un caso clínico en el que el niño utilizó palomitas de maíz para construir una escena en la terapia de juego de arena, el autora recopiló varios datos sobre las palomitas de maíz, con el fin de ampliar la comprensión de los posibles aspectos psicológicos que expresa el paciente cuando aparece la palomita en la clínica, ya sea en la imagen del juego de arena o en los sueños.
Este artigo traça um paralelo entre os estágios e as principais operações da obra alquímica, ao redor das quais se estrutura o processo de individuação experimentado pelo método Sandplay. Seguindo a contextualização teórica de C.G.Jung e Edward F. Edinger,demonstra-se, por meio de um caso clínico, os processos alquímicos em evidência em cada cena, o momento presente do paciente e os conteúdos psíquicos elaborados.
Palavras-chave: Sandplay. Alquimia. Individuação. Psicologia analítica.

------

Originally published in the Journal of Sandplay Therapy, v.20, n.2, page 41-63, 2011, USA. This article draws parallels between the stages and main operations of the alchemical work and the individuation process, as it is experienced through the sandplay method. Following the theoretical contextualization of C.G. Jung and Edward F. Edinger, and based on a clinical case, the author demonstrates the alchemical processes that are evidenced in each scene, and the psychic contents that are then elaborated in psychotherapy.
Harriet S. Friedman, M.A., M.F.T., CST- is a licensed marriage and family therapist and Jungian Analyst in private practice in West Los Angeles. A founding member of Sandplay Therapists of America, Board Member of the International Society of Sandplay Therapy, she has also served on the Board of the Jung Institute of Los Angeles, and Director of the Hilde Kirsch Children’s Center. She is co-author with Rie Rogers Mitchell of Sandplay: Past, Present and Future and Supervision of Sandplay Therapy and published numerous journal articles and book chapters. She serves on the faculty at the Jung Institute of Los Angeles and has lectured nationally and internationally on integrating sandplay and Jungian psychology.
Harriet S. Friedman é terapeuta de casal e família, analista junguiana com consultório em Los Angeles – CA. Ela faz parte do corpo dos membros-fundadores do Sandplay Therapists of America, e membro da diretoria do ISST; também fez parte da Diretoria do Jung Institute of Los Angeles e da Diretoria do Hilde Kirsch Children’s Center. Ela é co-autora junto com Rie Rogers Mitchell de “Sandplay: Past, Present and Future“ e “Supervision of Sandplay” , tendo publicado inúmeros artigos em Journals e em capítulos de livros. Harriet faz parte do grupo de ensino do Jung Institute de L.A. e profere palestras, nacional e internacionalmente, integrando sandplay e psicologia junguiana.